segunda-feira, 30 de julho de 2012

O prosônimo do bolo

Ainda perdida nessa nova diagramação do Globo — que, entre outras coisas estranhas, mistura letra com serifa e sem serifa de forma aparentemente aleatória —, não encontrei a matéria da antiga lanchonete Chaika, em que uma amiga e colega pescou a seguinte "pérola indigesta":

"As três receitas de bolo mais famosas, nos anos 60, eram de alcunha da mãe dele."

Caramba! Devo estar muito embotada hoje, porque, ao contrário do saudoso personagem Rolando Lero, não captei a mensagem — ou o sentido da "incrível frase da reportagem desaparecida" (gostaram do epíteto?). Será por isso que também ainda não consegui achar a coluna do Ancelmo Gois, ou meu jornal veio faltando pedaço?

Falando em pedaço, peço, por favor, que ninguém, em ocasião alguma, me sirva qualquer doce com "alcunha" da mãe de alguém. Prosônimo na receita deve desandar tudo e fazer um mal danado.

4 comentários:

  1. Sra. articulista,

    Coitada da mãe da Chaika.

    Como pode realizar a proeza de os bolos terem a alcunha dela?

    Aliás, qual era a alcunha desta senhora?

    Espantada, apresento-lhe meus respeitos,

    Atarantada de Ipanema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Atarantada de Ipanema,
      agora quem ficou atarantada fui eu, em Copacabana, perguntando a mim mesma: qual será a alcunha da mãe da Chaika?
      Creio que sua resposta requererá semanas de minuciosa pesquisa.
      Grata pela compreensão.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. PS: a amiga que me enviou a pérola disse hoje, segunda, por e-mail, que ela foi pescada na revista dominical. Passei mesmo um tanto batido por ela, pois não gostei da cara. E, de qualquer forma, no corpo do jornal, ontem não encontrei a seção de metereologia, nem o Ancelmo.

    ResponderExcluir